Forum Settings
Forums
New
Jul 20, 2020 5:02 PM

Jun 2012
76
E agora que o MyAnimeList FINALMENTE voltou ao ar (ta foda isso aqui ultimamente, em)... Vamos ao último episódio de Black Jack!

Não sei bem o que dizer. Foi interessante ver o Black na totalmente-não-Coreia-do-Norte. O plot em si soou meio reciclado do episódio do totalmente-não-cubano, ainda que aqui o ditador da vez seja efetivamente um filho da puta. E temos que o Jack realmente salva o seu paciente - apenas para se arrepender amargamente pouco depois.

Agora, é um bom final? Não, não acho. No fim, acaba soando só mais um episódio. Ao ponto mesmo de me fazer pensar porque ele existe. Digo, eu entendo, como o Mexicano mencionou na discussão do ep 11, que esses episódios foram uma homenagem ao diretor falecido. Mas pensando na série em si, o 11 ao menos tinha um propósito maior: apresentou devidamente o passado da Pinoko. Gostaria, por exemplo, que esse 12 apresentasse mais o passado do Black Jack. Mas no fim ele soou como um episódio extra qualquer, que bem poderia ter vindo no meio da série original.

E ah, impossível não mencionar como o visual dos OVAs originais era bem melhor. Geralmente eu não critico animação moderna, mas em Black Jack é difícil ignorar o contraste entre os episódios antigos e esses dois mais recentes.
Reply Disabled for Non-Club Members
Jul 21, 2020 3:07 AM

Apr 2016
25
Não gostei deste episódio nem do anterior, para mim os OVA o Black Jack acabaram no episódio 10. Não gostei das histórias nem da direcção destes dois ova, tentaram replicar o estilo de direcção e animação do Osamu Dezaki e falharam miseravelmente. A minha maior embirração com estes dois OVA foi a animação porca e barata, onde foi a alma da bela animação e char design dos OVA anteriores.

Se fosse apenas até ao episódio 10, só tenho elogios e foi uma jornada que valeu a pena e daria um 8 fácil. Para mim os dois episódios de encerramento só estragaram tudo.
Jul 21, 2020 4:53 AM

May 2020
123
Anime torto acho que é o que define bem, seja qual episódio for, é torto, desde sempre e até o fim... a acho que os dois episódios finais foram uma mimese bem competente do estilo dos anteriores, tanto que quase não se percebe que a direção é outra, tirando alguns elementos que, sinceramente, são piores na direção anterior. O drama nos dois episódios finais foram muito mais sóbrios, em geral, se for comparar com o resto do anime. E os episódios anteriores não tem nada de perfeito, mesmo embora sempre concorde que a animação é melhor no anterior, ainda assim, tirando um ou outro episódio, um ou outro momento, foi um anime bem desequilibrado. Teve uma gama imensa de bizarrices, de drama mal desenvolvido, de personagens teatrais e exagerados, mas tudo bem, até que foi divertido exatamente por essa bagunça...
esse epi final foi, em relação a roteiro, bem bom, bem melhor que praticamente todos os outros, com conteúdo e personagens semelhantes ao estilo anterior, mas que funcionam com uma história mais sóbria... os dois últimos epis foram um pouco, mas só um pouco mais palpáveis... entretanto, devo conceder que o anime faz parte de um estilo de animação que tem por características exatamente esses tipos de constituição, e isso, ao que parece, é tipico dos anos 70 e 80, o que é uma marca registrada e um charme, mesmo que tenha essa linguagem e tom que por vezes é exagerado e ou mal amarrado, com elementos meio soltos no meio da história...
Jul 21, 2020 6:54 AM

Dec 2011
206
Se estamos comparando, os 10 originais são realmente muito mais bem animados. O efeito fantasma que algumas cenas desses 2 finais têm é simplesmente irritante, e falharam em replicar os quadros estáticos do Dezaki: ficou perceptivelmente diferente.

Quanto a parecer final, se a nossa confiável fonte (um anônimo que escreveu uma recomendação no AniDB) estiver certo, não havia o que fazer: usaram storyboards que o Dezaki tinha deixado prontos (ou começados). Então era isso o que tinha.

Tirando isso do caminho...

Eu gostei bastante da história desse episódio. É uma crítica nada velada à Coreia do Norte, seu regime, suas trocas de poder e seu programa nuclear. Podemos ficar um tempão aqui só comparando a história real com a desse episódio.

Como noutros episódios em que a história do Black Jack estava inclusa em uma história maior, porém, o que se sobressai são as histórias das pessoas. O defeito que posso apontar é que, a essa altura, a morte da L já não causou mais tanto impacto porque é ponto de enredo repetido à exaustão e porque ela já havia quase morrido antes.

Em todo caso, não tanto quanto o episódio anterior, mas esse aqui também pareceu longo. Algo que foi elogiado várias vezes nos dez originais é como apesar de ter 50 minutos nem parecia, o tempo voava. Como a história desse episódio é mais coesa e flui melhor que a do anterior, apesar de "longa", não me incomodou.

Há várias cenas legais, mas vou destacar aqui uma que provavelmente não está no radar de ninguém: quando o Tebyon e seu puxa-sacos pessoal estão conspirando e o filho mais velho do ditador está com cara de quem tem tudo sob controle enquanto joga dardos. Ele joga, e o dardo atinge um ponto qualquer do alvo. Tanta pompa e circunstância por nada. A cara do Tebyon murcha e ele diz para seu auxiliar que "deixa tudo por conta dele", sem ordens específicas. Ele é incompetente.

Jul 21, 2020 11:26 AM

May 2013
28
Episódio bem meh pra ser o fechamento da série, não acrescenta nada de novo a não ser talvez pelo fato de desta vez ele tratar um ditador mal, sendo o primeiro paciente 100% vilão (o caso das multiplas personalidades ainda dava pra argumentar que a personalidade "principal" era só uma vitima), reafirmando o papel de médico, que deve tratar seus pacientes independente do background (mas isso é algo que foi melhor tratado no filme que não discutimos aqui, que é feito pela mesma staff dos OVAs).

Gostei bastante de acompanhar essa série, apesar de ter reclamado em alguns episódios, nenhum deles deixou de entreter ou foi extritamente ruim, mesmo nos episódios mais fracos ainda tinha uma direção competente que fazia valer a pena assistir, e os episódios 1,2 4 e 7 foram excelentes, foi uma série que cumpriu bem minhas expectativas e me fez ter vontade de conferir o resto da franquia (ignorando os ONAs de 2001 que são impossiveis de achar mesmo em RAW, ainda tem bastante material pra consumir incluindo adaptações Live-Action). Só é uma pena essa queda de qualidade técnica que tivemos no "Final", já esperava algo diferente por não ter mais o Dezaki na direção, mas fomos de um ótimo visual com animação tradicional pra um visual ok digital, tudo bem que animação evoluiu muito de 2000 à 2011, mas o original era bem superior ao que se veria na media dos anos 90/inicio dos anos 2000, enquanto esses ultimos 2 episódios são bem uma produção mediana de 2011, chega a perder um pouco da identidade que a série original construiu.
Reply Disabled for Non-Club Members

More topics from this board

» Sobre Mudar o Clube de Lugar

DiegoSG - Jul 21, 2020

15 by RRHB »»
Feb 12, 2022 7:34 PM

» [Clube #4] Kemonozume - ep 13 [Final]

YoukaiMakai - Jul 22, 2020

2 by YoukaiMakai »»
Jul 23, 2020 4:56 PM

» [Clube #4] Kemonozume - ep 12

YoukaiMakai - Jul 20, 2020

3 by mexicano21 »»
Jul 21, 2020 7:31 PM

» [Clube #3] Black Jack - ep 11

DiegoSG - Jul 16, 2020

6 by Kondou-san »»
Jul 20, 2020 5:52 AM

» [Clube #4] Kemonozume - ep 11

YoukaiMakai - Jul 17, 2020

2 by YoukaiMakai »»
Jul 18, 2020 5:01 PM
It’s time to ditch the text file.
Keep track of your anime easily by creating your own list.
Sign Up Login