As a wild youth, elementary school student Shouya Ishida sought to beat boredom in the cruelest ways. When the deaf Shouko Nishimiya transfers into his class, Shouya and the rest of his class thoughtlessly bully her for fun. However, when her mother notifies the school, he is singled out and blamed for everything done to her. With Shouko transferring out of the school, Shouya is left at the mercy of his classmates. He is heartlessly ostracized all throughout elementary and middle school, while teachers turn a blind eye.
Now in his third year of high school, Shouya is still plagued by his wrongdoings as a young boy. Sincerely regretting his past actions, he sets out on a journey of redemption: to meet Shouko once more and make amends.
Ufff, acabei de o ver há momentos atrás. Muitas emoções fortes e questões difíceis neste filme.
Achei-o bastante interessante quando vi o teaser. Hoje reparei no nome aqui pelo MAL e fui à procura para ver se já estava disponível.
A fácil tendência para acções abusivas por parte de crianças é algo bastante negligênciado, na minha opinião erradamente, e aqui podemos imaginar as repercursões destas situações numa idade mais avançada e em noutro momento da vida das pessoas em causa.
O filme também foca na questão da relacção com uma pessoa surda (e muda?) e do que é de facto a amizade, que obviamente levou-me a pensar em todos estes assuntos.
Com algumas críticas e muitos momentos para recordar, mas ei! Vejam o filme e carreguem então no botão de spoiler para ler.
Gostei bastante dos autores não se terem achado obrigados a criar uma resposta socialmente aceitável para as situações em causa. Embora tenham referido o apoio de outros, neste caso entre Shouya e Shouko e dos seus amigos, para a superação da falta de amor próprio ou depressão, gostei que a mensagem foi bem transmitida numa situação ficcional de anime.
Estava de tal maneira esquecido de clichés que até no momento em que ele salta da cama para ir ter com ela à ponte fiquei admirado que tal tivesse acontecido. Foi um bom momento, ainda assim.
As personagens secundárias estavam porreiras, cada uma com um ponto forte e um ponto negativo para as identificar. Obviamente que haveria mais a contar acerca de cada uma delas, mas o filme era em relação ao Shouya e à Shouko logo não achei mal.
Percebi que há muita gente descontente com o facto de a Shouko ter o mesmo problema anterior, ainda que ela seja uma personagem principal. Mesmo sendo o Shouya o nosso principal ponto de vista nesta história, também achei a personagem demasiado simples.
Sim, é uma personagem a sofrer de depressão, não tem grandes capacidades de comunicação e também pode puro e simplesmente ser uma personagem simples, mas gostava de ter visto uma melhor atenção quanto aos traços que a compõem.
Obtive tal ao ver a prenda dela ao Shouya e em momentos em que ela conversa com a irmã, mas apresentou sempre aquela parede emotiva que a simplificava demasiado.
No entanto tal seria mais grave num anime de vários episódios.
O filme é uma adaptação de um manga com o mesmo nome, logo quanto a algumas críticas minhas tenho de ler os 7 volumes para perceber se tem a ver com a adaptação ou realmente com a história criada pelo autor Ooima, Yoshitoki (narrativa e arte).
No final, fiquei bastante satisfeito com o que vi de Koe no Katachi, num total de 2 horas e poucos minutos.
Comentem, pois estou bastante interessado em saber o que mais pessoas acharam do filme!!
Não se esqueçam de usar o botão spoiler sempre que acharem relevante.
This topic has been locked and is no longer available for discussion.
Não se preocupem, não vou tocar em spoilers XD
A Kyoto Animation realmente raramente falha, apesar de preferir o manga, eles fizeram um bom trabalho com apenas 2 horas e alguns minutos, e capturam os pontos fulcrais do manga.
O filme é excelente do ponto de vista cinemático e audio-visual, contudo e sem me querer alargar muito, diria que o maior problema são ,curiosamente, as personagens, dado o tempo limitado que o filme possui, e a complexidade dos problemas apresentados, o desenvolvimento de algumas personagens é abrupto e muitas personagens não têm o desenvolvimento que merecem, para muitos irá parecer que toda a motivação provem de pontos da história ao invés de simples lógica e carácter.
Contudo é um filme que acho que todos deveriam ver, nem que seja apenas pela sua mensagem.
Vou ser sincera, eu não li o mangá todo mas ainda assim acho-o melhor do que o filme.
Como foi adaptado em filme e não em episódios muitos detalhes da história tiveram de ser retirados, detalhes que mesmo se forem minimos fazem uma grande diferença.
Por exemplo a Shouko deitada na cama e começar a chorar momentos depois do nada, apesar de não ser um momento tão grande assim, sinto que gostaria de ver tambem no filme. Falo neste momento porque é um dos poucos que me lembro, sendo que li o mangá bem antes do filme ter saido.
Quanto às personagens concordo que poderiam ser mais desenvolvidas, mas isso é outra coisa que por o mangá ter sido adaptado como filme, teria de acontecer. Só como comparação, as personagens de Kimi no na wa são ainda bem mais simples e menos desenvolvidas do que as de Koe no Katachi, isto é algo recorrente em filmes, uma hora e meia/duas horas não é o suficiente para fazer uma personagem complexa em muitos casos.
No caso do Shouya, acho-o a melhor personagem, como é o MC e podemos ver os pensamentos dele e entender melhor porque é que ele age como age, mas ele é uma personagem com quem eu me identifiquei em vários aspectos então talvez esteja a ser um pouco bias
Apesar de tudo eu ainda gostei do filme, a animação/arte é lindíssima e a história continua a ser interessante e diferente.
Respondendo à pergunta... sim, eu recomendaria este filme obviamente :)
É um dos filmes anime dos que me mais tocou devido ao facto em se focar em questões realmente reais e não apenas em mais fantasia.
Mesmo que assim é um filme que acho que todos que ainda não viram, irão gostar independentemente de gostarem deste género.
Como aqui foi dito e bem, um filme não é o suficiente para expandir as personagens, tendo em comparação o manga em qual foi adaptado.
Apenas acrescento que o melhor aspeto da realização do filme foi a animação das emoções das personagens, especialmente a Shouko, em que mesmo que as personagens não estejam desenvolvidas ao ponto do manga, em pequenos gestos conseguem passar suas emoções para a audiência. Tal coisa que é muito raro em anime e que deveria ser exemplo para o futuro da industria.
Já me estou a esticar! lol Não gosto muito de fazer "reviews" nem de fazer o pessoal ler muito :D Mas quando toca a favoritos vou além...
Quanto ao manga, leiam também.
Espero que vejam se já não o fizeram!
É um bom filme e é infinitamente superior ao outro-que-saiu-quase-ao-mesmo-tempo-e-ficou-extremamente-popular-e-cujo-nome-não-vou-pronunciar.
Não li a obra original e, por isso, não consigo fazer comparações. Consigo compreender as pessoas que ficaram insatisfeitas com a adaptação (noutras situações, já estive desse lado), mas, como espectador do filme apenas, não me pareceu que houvesse algo que estivesse em falta. O que eu queria ver e acompanhar era sobretudo a situação daquelas duas personagens principais e acho que isso foi bem conseguido. Há um enfoque maior na perspectiva do Shouya em particular e resultou bem assim. As personagens secundárias tiveram o seu papel (importante), mas não me parece que houvesse uma necessidade de lhes dar maior destaque do que aquele que tiveram.
De resto, não me lembro de muitos dos acontecimentos deste filme (já o vi há algum tempo e está longe de ser um dos meus favoritos), mas sei que gosto de um aspecto que já foi aqui referido: o realismo posto na situação central do filme. Não há cá sugar coating naquelas relações (cruéis) entre aquelas crianças. Andar a tentar embelezar o problema seria menorizá-lo. Claro que há um ou outro momento mais típico de Rom-Com de animes e umas quantas lamechices, mas nada que me aborrecesse por aí além. Pelo contrário, senti-me sempre interessado em seguir o desenrolar dos acontecimentos e isso é um dos maiores méritos do filme.
A nível visual é excelente, como esperado. Música também é boa. Tenho também ideia que gostei bastante do final.
Eu acho que este filme não demonstra a forma correcta de como responder ao bullying, ser-se completamente passivo não vai dar em nada, como tal, não gostei muito dele.
Vai passar no Cinema São Jorge na próxima quinta-feira, dia 15.
Ontem vi lá o Kono Sekai no Katasumi ni e gostei. Nesta semana vão andar vários filmes de anime nos cinemas de Lisboa, como os do Mamoru Hosoda (já vi todos). Eu vou ver alguns.
mcm said: Vai passar no Cinema São Jorge na próxima quinta-feira, dia 15.
Ontem vi lá o Kono Sekai no Katasumi ni e gostei. Nesta semana vão andar vários filmes de anime nos cinemas de Lisboa, como os do Mamoru Hosoda (já vi todos). Eu vou ver alguns.
Sou de longe de Lisboa, quem dera ver na grande tela :)
Tinha ouvido sobre a Monstra (festival de animação) ontem na Antena 3. Não sabia que ia passar este filme. Bem lembrado mcm!
Para quem estiver por perto de Lisboa e ainda não viu, não exite!
mcm said: Vai passar no Cinema São Jorge na próxima quinta-feira, dia 15.
Sou de longe de Lisboa, quem dera ver na grande tela :)
Tinha ouvido sobre a Monstra (festival de animação) ontem na Antena 3. Não sabia que ia passar este filme. Bem lembrado mcm!
Para quem estiver por perto de Lisboa e ainda não viu, não exite!
Por acaso a exibição do Koe no Katachi não está relacionada com o festival. Mas os outros todos que referi sim!
Faz parte do festival, faz. Está é numa categoria diferente dos outros e eu não tinha reparado (Koe no Katachi está na competição para melhor longa metragem).